Resultado da Assembleia
Extensão de 1h12 na jornada de trabalho

Em votação secreta e discussão transparente trabalhadores aprovam manutenção da jornanda

Em assembleia realizada no último dia 28 de junho, os trabalhadores em turno de revezamento na mina subterrânea da Votorantim, por votação secreta aprovaram a complementação de 1h12 (uma hora e doze minutos) como hora extra remunerada à 60% da hora normal, permanecendo nos moldes do acordo sobre a jornada na superfície.

Em comunicado à procuradoria do trabalho à antiga direção do sindicato, o ex-presidente já tinha oficializado sua posição em documento enviado ao MPT: "O Sindicato é favorável aos termos da manifestação da empresa Votorantim Metais Zinco S.A., pois o acréscimo de 01 (uma) hora e 12 (doze) minutos à jornada diária não será exercida no subsolo, bem como será remunerada com o adicional de 60% (sessenta por cento) sobre o valor da hora normal.

A nova direção do Sindicato, que assumiu este processo andando, com os acertos iniciais sendo feitos pela gestão anterior da entidade, procurou orientar todos os trabalhadores sobre a questão, inclusive explicando parecer do Ministério Público do Trabalho (MPT), de que o acréscimo deveria fazer parte da jornada diária exercida no subsolo, e que deveria haver uma hora de descanso intrajornada.

O procurador do MPT alertou também que os trabalhadores na jornada entre 22 horas às 5 horas, cujas horas são calculadas em 52,5 minutos teriam direito a mais 6 horas de acréscimos mensalmente, sendo necessário um descanso de 15 minutos durante a jornada.

A aprovação da complementação da jornada em 1h12 aconteceu em duas assembleias (9h e 18h), comparecendo 108 trabalhadores. Votaram a favor 58,3% dos trabalhadores, com 33,3% contra e 8,3% abstenções.

assembleia
A grande participação dos trabalhadores e a discussão aberta e transparente sobre este assunto que tramita desde 2013 demonstra o nível de consciência e de responsabilidade dos companheiros na luta pelos seus direitos e condições humanas de trabalho.