Mobilização
Acordo Coletivo de trabalho com força de lei precisa de categoria mobilizada

Os trabalhadores caminham com o SINDIEXTRA em mais uma campanha salarial, já tendo entregue a «Pauta de Reivindicações» à Votorantim e Calcário Inaê, para podermos iniciar o processo de negociações coletivas. Em breve, estaremos entregando também a pauta a ser aprovada pelos trabalhadores à Kinrros.Com o golpe da “Reforma Trabalhista” contra direitos consagrados na Consolidação das Leis do Trabalho, mais do que nunca, os trabalhadores devem entender a necessidade de negociações fortes entre os sindicatos e as empresas para garantir as conquistas nos Acordos Coletivos.

As categorias organizadas através dos sindicatos poderão garantir e avançar nos direitos através da nova condição de prevalência do “negociado sobre o legislado”. Quem não se mobilizar e não tiver sindicato estruturado para enfrentar os patrões correm o risco de  realizar acordo fracos e ficarem sem nada, já que a lei hoje está claramente privilegiando os interesses dos patrões.

Desta forma, alertamos todos os companheiros para a importância e urgência de fortalecermos a estrutura do sindicato, pressionarmos as direções das empresas e garantir acordos que respeitem nosso direito a um trabalho decente.Quem não se conscientizar das ameaças sobre o trabalhador isolado e abordado individualmente pelos patrões pode estar regredindo algumas centenas de anos nas condições de trabalho. É urgente a necessidade conscientizem-se da necessidade de estarmos todos juntos, unidos, garantindo os nossos direitos.