Negociaçõees Coletiva
Começa a negociação do Acordo Coletivo e a Votorantim já abre choradeira

Começaram as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2017 entre a Votoratim e o SINDIEXTRA. Em reunião realizada na última quarta-feira, 16 de julho, os representantes da empresa reapresentaram a choradeira tradicional apontando todo tipo de dificuldade, determinando um clima de insegurança, antes mesmo de abordar os pontos da Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores.
Pelas exposições patronais o aceno até agora é para um INPC acumulado de 2,08% e afirmações de seria muito difícil atender reivindicações como ganho real e aplicação de uma política de cargos e salários que tivesse como premissa o princípio de isonomia, ou seja, salário igual para funções iguais.

CHORADEIRA PATRONAL

As dificuldades patronais são apontadas por uma quebra de expectativa com a produção na Mina de Ambrosia, onde o nível de produção e o teor desejado do minério está muito abaixo do esperado. As dificuldades nesta mina são registradas por uma profundidade maior do minério de maior teor, exigindo um maior tempo para retirar o minério estéril.

Segundo a empresa havia uma expectativa de teor de 3 e 4 e o encontrado hoje é de 1,5. Afirmam ainda que a produção em 2016 chegou a 140 ton/hora, que hoje produz-se 150 ton/hora diante de uma meta de 160 ton/hora.

Reclamam ainda que a empresa teve um custo excedente de R$ 5 milhões e citaram custos fixos com salários, energia e outros que só podemos entender como estratégia de criar um clima adverso para o processo de negociações coletivas.

negociacoesPelo lado do sindicato, apontamos uma série de problemas que os trabalhadores vêm enfrentando na empresa, como substitutos que não recebem o mesmo salário de substituídos, equívocos no preenchimento de documentos de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPPs), quebra de isonomia salarial entre trabalhadores de mesma função, não pagamento correto de adicionais de insalubridade e periculosidade e precarização das condições de trabalho e de maquinários utilizados.

As negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2017 vão continuar na próxima semana, com reunião agendada para a quarta-feira, 23 de agosto. Vários pontos da pauta de reivindicações da categoria foram anotados após argumentos da direção do SINDIEXTRA, para que a empresa possa trazer uma resposta para o atendimento.