Hora In itinere
TRABALHADORES GARANTEM PAGAMENTO DO DIREITO - HORA IN ITINERE NA KINROOS

Os trabalhadores da Kinroos, área de mina setor PSAT, aprovaram em assembleia geral, a assinatura de acordo com a empresa para recebimento de 25 minutos (ida e volta) a mais na jornada de trabalho pelo deslocamento entre Paracatu e o local de trabalho. Estes minutos diários passam a ser remunerados pela empresa como horaextra com acréscimo de 95%, consistindo um direito caracterizado na legislação como hora in itinere (tempo de deslocamento a serviço da empresa em percurso onde não há transporte público).

O direito foi identificado pelo sindicato com reclamações dos trabalhadores de que não conseguir pegar os ônibus no trajeto casa trabalho, sendo muito prejudicados pelo atraso, e, quando conseguiam, chegando às vezes muito tarde em casa depois do trabalho. Imediatamente, o sindicato monitorou o problema e acompanhou medição do tempo gasto no trajeto para estabelecê-lo como tempo à disposição da empresa e sendo remunerado por ele.

O direito foi garantido aos trabalhadores retroativo a 27 de abril de 2017, com pagamento aos companheiros nesta condição de trabalho.