VOTORANTIM METAIS
SALÃRIOS SÃO REAJUSTADOS PELO INPC ACUMULADO EM UM ANO

Trabalhadores aprovam o Acordo Coletivo de Trabalho 2017
Os salários dos trabalhadores na Votorantim aprovaram contraproposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017, em assembleia realizada na sexta-feira, 29 de setembro. Os salários foram reajustados a partir do dia 1º de agosto. Valores até o valor de R$ 4.000,00 tiveram o reajuste pelo INPC integral dos últimos 12 meses, registrado pelo IBGE em 2,08%. Trabalhadores com salários acima deste valor tiveram o reajuste por uma parcela fixa de R$ 83,20 a partir de 1º de outubro.

O Acordo Coletivo garantiu para todos os trabalhadores o pagamento de um “abono” no valor de R$ 1.200, que será pago até o dia 6 de outubro. Reajustou também o piso salarial da categoria para o valor de R$ 1.143,71, que passa a vigorar a partir deste dia 1º de outubro.

Conquistas do acordo

A integra do ACT estará na nossa página na internet, mas destacamos alguns pontos que tiveram avanço. Trabalhadores com uma a três falta no trabalho em um ano receberão um “abono especial” de R$ 1.170,00.

A empresa concederá excepcionalmente até o dia 6 de outubro um adiantamento de abono de férias no valor de R$ 1.770 para todos os trabalhadores.
A partir de 1º de outubro, a empresa concederá a todos os trabalhadores uma cesta básica durante os seis meses posteriores ao acordo. Trabalhadoras com filhos até a idade de 36 meses terão reembolso com creche até o limite de R$ 204,42.

Contrariamente ao que prescreve a procedimento indicado na reforma trabalhista de Temer, Com o Acordo Coletivo a Votorantim se compromete a fazer no Sindicato todas as homologações de eventuais demissões de trabalhadores, o que garante que fiscalizemos o pagamento de todos os direitos estabelecidos nos acordos da categoria e legisla,ção trabalhista.

Ficou registrado no Acordo Coletivo a deliberação dos trabalhadores para que a empresa faça um desconto de 1% dos salários em favor do Sindicato, desde que expressamente autorizado por cada um dos companheiros.

O Acordo Coletivo assinado pelo Sindicato beneficia os trabalhadores da Votorantim Metais Zinco, unidade de Morro Agudo e Ambrósia.