Data base
NEXA ATRASA A DISCUSSÃO DO ACORDO COLETIVO DE 2019

Os trabalhadores na Nexa esperam com ansiedade uma maior disposição da empresa para o diálogo e uma melhor proposta nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2019.

A empresa apresentou uma contraproposta, recusada pelo Sindicato na própria mesa, que penalizaria profundamente os trabalhadores. Veio com uma proposta de reajuste salarial escalonada, com 5% para salários até R$ 2.157,00. Para salários acima deste valor até R$ 3.339,00, o reajuste cai para 4%. Os companheiros com salários além deste último valor teriam apenas um acréscimo fixo de R$ 134,00. Mesmo com este arrocho escalonado, a empresa quer reajustar os salários apenas em dezembro, desconsiderando a retroatividade à nossa data-base de 1º de agosto.

Como se não bastasse, a empresa quer eliminar o “prêmio de férias”, pagando um abono único de R$ 3.800,00. Em um acordo de dois anos este abono cairia para R$ 1.200,00 no próximo ano e o prêmio de férias desapareceria.

Com a rejeição da contraproposta na mesa, o Sindicato vem insistindo com a empresa para retomar as negociações até chegarmos a uma proposta que nos permita fechar o Acordo Coletivo.

Queremos um acordo coletivo justo e que reflita seus benefícios a partir do dia 1º de agosto e que garanta todos os direitos da categoria. Esperamos que a direção da Nexa se empenhe com o mesmo vigor que exige dos trabalhadores no alcance de resultados, para definirmos rapidamente o Acordo e não fiquemos convivendo com um salário defasado há quase 15 meses.