Data base
PROPOSTA DA NEXA PARA ACORDO, ARROCHO SALARIAL E CORTE DOS DIREITOS

SINDIEXTRA vai para uma reunião com a Nexa, nesta quarta-feira, om uma expectativa muito ruim sobre as negociações coletivas.

Para início de conversa, a empresa enviou para o sindicato uma proposta absurda de Acordo Coletivo.

Querem alterar nosso acordo coletivo de trabalho com validade de 1 ano para 2 anos, cortando direitos e arrochando os salários dos trabalhadores.

A empresa fala em reajustar os salários apenas no segundo ano pela variação do INPC e neste primeiro ano oferece ZERO de reajuste. Além de achatar salários, entre outras facadas, a Nexa intenciona acabar com o abono de férias, reduzir o adicional noturno de 30% para 20%, diminuir os percentuais para remunerar horas extras e implantar banco de horas para o administrativo, eliminar o abono por aposentadoria e, pior ainda, quer implantar uma cl8usula que permite a quitação anual do contrato coletivo, que impediria ações judiciais sobre pendencias no cumprimento de direitos.

Esta é uma atitude monstruosa da empresa, que elabora um pacote extremamente penoso e prejudicial aos trabalhadores, exatamente no meio de uma pandemia que já matou mais de 100 mil pessoas e quando outras empresas prestam variadas medidas de proteção e solidariedade.

Esperamos que tenhamos um avanço humanizado da postura da empresa nas negociações coletivas e possamos tranquilizar nossas famílias, para superarmos este momento difícil que todos enfrentamos.

A categoria deve se mobilizar, para que tomemos todas as medidas necessárias, conscientes e responsáveis na defesa dos nossos direitos.