NEGOCIAÇÕES ACT
Trabalhadores rejeitam proposta da NEXA para preservarem valor real dos salários

Os trabalhadores na Nexa participaram maciça e responsavelmente das Assembleias realizadas pelo SINDIEXTRA na semana passada, para avaliarem e decidirem sobre a proposta da empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho.

De forma consciente e através da privacidade de cada companheiro, preservada através do “voto secreto”, os trabalhadores rejeitaram a proposta da empresa na sua forma apresentada para o Acordo Coletivo.

Durante as assembleias, os trabalhadores argumentaram ser inadmissível não termos o reajuste salarial pelo registro pleno de inflação do INPC, diante de uma evolução alta dos preços, sobretudo de produtos básicos, como alimentação, não concordando com a proposta da Nexa de reajustar os salários em apenas 50% do índice neste e no próximo acordo coletivo.

Os trabalhadores ressaltaram que, além de buscarem um acordo justo, que recupere o valor real dos salários, mantêm sua reivindicação para que a empresa conceda o direito ao cartão alimentação.

Argumentaram que, do jeito que a proposta veio, o cartão estaria sendo concedido tirando um pedaço do valor real dos salários, prejudicando ainda direitos como o 13º salário, depósitos em FGTS e para o INSS, deixando de aplicar o reajuste integral no cálculo de horas extras e demais adicionais. Afirmaram a necessidade do “cartão alimentação”, como algo mais, para diminuir o impacto deste custo para as famílias.

A categoria aguarda a posição da empresa e o agendamento de nova reunião de negociações com o Sindicato, esperando pela sensibilidade patronal ao diálogo e concessão de uma reivindicação absolutamente justa.