Nexa
EMPRESA DESMONTA ESTRUTURA DE CONTAINERS DAS ATIVIDADES EM LAVRAS

A atividade em Lavras muda sempre lugar em sua operação. No momento das refeições, os trabalhadores são transportados de ônibus até o refeitório. O tempo de deslocamento acaba consumindo boa parte do prazo de uma hora para as refeições, que são feitas às pressas, com imediato retorno ao trabalho. Isto impossibilita os trabalhadores de terem o mínimo de descanso, se alimentando apressadamente, pois o tempo disponível é todo gasto no transporte.

De volta ao trabalho, para cumprirem a longa jornada de 12 horas, os trabalhadores ficam apenas com esta refeição, pois não têm local para fazerem lanches trazidos de casa e se alimentam em cima das máquinas, no meio das lavras, correndo o risco de contaminação. Lembre-se que a atividade é penosa, que exige esforço físico e que a alimentação é imprescindível para repor energia para o trabalho pesado. Inicialmente, a empresa havia atendido o pleito dos trabalhadores e, após negociação com o Sindicato, implantou containers onde os trabalhadores pudessem se alimentar. Infelizmente, no entanto, esta condição foi eliminada e a longa jornada ficou sem o intervalo de 15 minutos para repor a vigor necessário à força no trabalho.

Nos entendimentos que garantiam a condição de alimentação foi acertado que o intervalo para refeições seria no horário noturno, de 22 horas às 2 horas da manhã, para que os trabalhadores não fossem obrigados a jantar muito cedo e ficassem por um período muito longo sem outra alimentação.

No momento da negociação, os trabalhadores aceitaram a condição de trazerem o lanche das próprias casas, diante de posição patronal de não fornecê-lo, mas tivemos o compromisso de que a empresa garantiria a colocação dos containers em alguns pontos da mina, como nos demais pontos das áreas de beneficiamento para uma alimentação segura.

A princípio a empresa cumpriu os termos negociados, mas foram fazendo as mudanças aos poucos, retiraram os containers e voltaram com os horários mais flexíveis, pensando somente na produção e deixando sacrificados todos os trabalhadores da mina famintos em longas jornadas.