Nexa
VESTIÃRIOS NA NEXA ESTÃO EM CONDIÇÃO SANITÃRIA VERGONHOSA

Os trabalhadores na Nexa que estão indignados com o descaso e abandono da empresa para medidas de higiene e de estrutura nos containers que servem de vestiários.

Os trabalhadores do turno de revezamento da lavra Nexa aceitaram a renovação do acordo com o aumento da jornada na hora da superfície de 1 hora e 12 minuto, onde a empresa paga por 45 minutos à disposição, concedendo, em contrapartida, um bônus único par ao restante do tempo até no máximo 1 hora e 12 minutos.

Normalmente esse tempo a disposição na superfície é usado para higienização e alimentação troca de uniformes DDS e troca de turno. No entanto, não estava sendo suficiente. Devido a escala adotada, a empresa não consegue mais aumentar esse tempo à disposição pois estrangula o descanso da intrajornada que deve ter no mínimo de 11 horas de descanso de uma jornada para outra. Desta forma, através de sugestões da própria diretoria do sindicato em fazer uns vestuários e copas mais perto da boca da mina pois os refeitórios e vestuários ficavam longe, Só de percurso desse tempo da superfície a disposição os trabalhadores estariam comendo todo o tempo.

Após mais de dois anos de promessa só agora eles implantaram, só que as condições não deve ter passado por uma vistoria do corpo de bombeiros. Está tudo literalmente caindo aos pedaços, uma situação vergonhosa e que é digna de uma visita da vigilância sanitária, instâncias de fiscalização da Superintendência Regional do Trabalho.
A empresa colocou containers com vestiários com a nítida intenção de agilizar a perda da hora na superfície para quem trabalha na mina subterrânea. O Sindicato ajustou com a empresa que eles instalariam estas instalações pois o vestiário tradicional com todas as condições adequadas para uso fica muito longe da entrada da mina.

Os trabalhadores, no entanto, dizem não suportar mais o calor, num ambiente muito baixo, exigindo que andem agachados, espaço curto com pessoas apertadas em corredorzinho. Os armários viraram sucata, não fecham, entulhos jogados pelo chão. O vestiário das mulheres fica em frente a casa da lanterna, sem porta, sem in formação que se trata do uso feminino, sem privacidade, sem respeito a condições necessárias para as trabalhadoras.

fotos

O Sindicato está cobrando providências urgentes da empresa para corrigir a situação deplorável em ambientes totalmente sem condição de uso, evitando que seja necessária solicitar uma vistoria de terceiros para cobrar responsabilidade dos gestores da Nexa.