Atuação sindical
A LUTA DO SINDICATO SEGUE COM A PLENA ORIENTAÇÃO DOS TRABALHADORES

m uma semana, reuniões com os companheiros de todas as empresas abordam direitos da categoria

Durante toda a semana de 17 a 21 de julho grande número de trabalhadores da Nexa, Kinross e Calcário Inaê participaram de reuniões no SINDIEXTRA recebendo orientação e informações sobre processos judiciais, direitos trabalhistas, coberturas de seguro de vida e de planos de saúde.
O advogado Fernando Laperriére explicou detalhes de processos judiciais já executados e em tramitação, orientando os trabalhadores sobre mudanças na legislação trabalhista, estratégias adotadas pelas empresas e os procedimentos de defesa dos direitos através do Sindicato.

Maurício Sobral, que advoga também para a Federação dos Trabalhadores na Mineração (Fitem) detalhou direitos que passam despercebidos pelos trabalhadores em suas apólices de seguro, mesma orientação da advogada Angélica Monteiro sobre as coberturas e direitos de trabalhadores na ativa e já aposentados em planos de saúde estabelecidos nos acordos coletivos de trabalho.

Além de todas as abordagens pelo jurídico sobre os direitos em áreas especializadas, os trabalhadores receberam do Sindicato todas as informações sobre a Lei Geral de Proteção de Dados pessoais (LGPD) e a importância de atualização das informações de cada companheiro pelo Sindicato, para serem utilizadas exclusivamente na defesa de direitos individuais e coletivos.

Com autorização de manutenção dos seus dados pessoais em cadastro interno do Sindicato, cada trabalhador pode ser acionado pela entidade para participar de eventuais processos coletivos de defesa de direito celetista ou conquistado em acordos coletivos, além de receber comunicados do Sindicato sobre realização de assembleias, descrição de pauta e agendas da entidade e de temas se seu interesse individual e relativos às lutas da categoria.

Os trabalhadores presentes às reuniões levantaram muitas questões aos advogados sobre algum direito, além de receberem esclarecimentos sobre as campanhas para os acordos coletivos de trabalho que começarão em breve.

foto foto

Os dados dos trabalhadores serão preservados, em obediência à LGPD e em nenhuma hipótese serão acessados no cadastro do Sindicato, a não ser para as finalidades específicas autorizadas pelos companheiros.