Negociações
CATEGORIA ABRE A CAMPANHA PARA O ACORDO COLETIVO COM A KINROSS

CATEGORIA RECLAMA DOS SALÁRIOS BAIXÍSSIMOS E COBRA O TICKET REFEIÇÃO

Em assembleias realizadas na sexta, 12, e segunda, 15 de janeiro, os trabalhadores na Kinross aprovaram a “Pauta de Reivindicações” que será encaminhada à empresa pelo SINDIEXTRA para as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho 2024.

Como principais pontos da pauta, os trabalhadores reivindicam a celebração de um Acordo Coletivo com vigência de dois anos. A categoria reivindica um reajuste salarial de 25% nos dois anos e a concessão de um ticket refeição no valor mensal de R$ 1.000,00.

Ainda nas cláusulas econômicas, a categoria abre luta por um piso salarial de R$ 2.500,00, um abono único de R$ 1.500,00, bônus para assinatura do ACT de dois anos no valor de R$ 2.500,00, prêmio de férias também de R$ 2.500,00. Foram reivindicados ainda auxílio creche de R$ 1.000,00, adicional de 20% do salário base para trabalhador reconhecido como brigadista

Foi muito discutido na assembleia o baixíssimo valor do salário de ingresso na Kinross, que, se continuar assim, será ultrapassado rapidamente pelos ganhos reais aplicados pelo governo no salário mínimo. Os trabalhadores reclamam muito da falta de transparência do Plano de Carreiras, Cargos e Salários na empresa.

Um dos pontos destacados, os trabalhadores reivindicaram o resgate do pagamento das horas gastas em percurso não servido por transporte público entre Paracatu e o acesso ao local de trabalho, correspondente a 10 minutos de ida e mais 10 minutos de volta, direito cortado (hora in itinere) e que comprometeu drasticamente a renda familiar.

Todos os pontos da pauta de reivindicação serão apresentados aos trabalhadores na medida que forem sendo discutidos e respondidos pela empresa durante as negociações, através dos boletins eletrônicos do SINDIEXTRA.

Este é o momento de nossa unidade, para cobrarmos remuneração e condições justas de trabalho! Fortaleça nossa campanha com sua participação!