Negociações Kinross
KINROSS AGENDA NOVA REUNIÃO NO DIA 22 PARA DISCUTIR O ACORDO

Tivemos hoje mais uma reunião improdutiva com a Kinross, deixando as discussões do Acordo Coletivo de Trabalho sobre grande expectativa dos trabalhadores sobre a proposta global da empresa que será levada à categoria para deliberar em assembleia.

O presidente do SINDEXTRA, Rogério Ulhoa, ressaltou na reunião a necessidade de discutirmos o piso salarial da empresa. Devemos lembrar que o salário mínimo pago no País foi reajustado com ganho real, seguindo a política de reajuste acumulado pela inflação medida pelo INPC mais o PIB do ano anterior. Com isto, o salário mínimo já pressiona o piso salarial de categorias em todo o País. Em várias negociações alguns acordos coletivos já conseguem garantir reajuste que impeça a perda de valor real nos pisos.

O ponto destacado da reunião pela empresa foi de que hoje, 19 de fevereiro, seria o último dia de validade do ACT vencido em 31 de janeiro, mas que a validade fica estendida até o próximo dia 29 de fevereiro.

Antes disto, a empresa já agendou nova reunião para esta quinta-feira, 22 de fevereiro, às 9 horas.

A empresa informou também que já tem uma proposta econômica, que será apresentada quando for finalizada a discussão das cláusulas sociais do Acordo Coletivo, apesar de já ter afirmado a manutenção de todas elas e ressaltando que “não tem interesse em alterar o pacote de benefícios”, em contraposição à reivindicação dos trabalhadores pela concessão do ticket alimentação, mais uma vez reforçado na reunião pelo sindicato.