Negociações
FORTE REJEIÇÃO DA CONTRAPROPOSTA DA KINROSS MOSTRA O DESCONTENTAMENTO

Os trabalhadores, sindicalizados e não-sindicalizados, participaram intensamente das assembleias realizadas pelo Sindicato e deram uma resposta de insatisfação e descontentamento com a postura e contraproposta da Kinross para o Acordo Coletivo de Trabalho.

Através do “voto secreto” e apuração contando com profissionais do próprio RH da empresa, 733 trabalhadores presentes à assembleia rejeitaram a contraproposta da empresa por 76,67% (562 votos). Tivemos apenas 23,32% de aceitação (171 votos) e 4 votos anulados.

Além de rejeitarem, os trabalhadores criticaram veementemente a empresa pela postura qualificada de “pirraça” em não facilitar a concessão do ticket alimentação. Os trabalhadores chegaram a afirmar que trocariam todos os abonos pelo ticket, lembrando que são penalizados com descontos pesados de imposto de renda e que a empresa também seria beneficiada com deduções tributárias permitidas pelo Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT). Em todas as assembleias, os trabalhadores manifestaram também o descontentamento pela proposta de reajuste salarial de 3,82% neste ano e 3,5% em 2025 (para um acordo de dois anos), reivindicando o mesmo percentual aplicado ao salário mínimo pelo Governo.

Com a rejeição da contraproposta patronal, os trabalhadores indicaram ao Sindicato encaminhar a decisão à empresa e buscar o entendimento para melhorar a proposta para o acordo coletivo.

O Sindicato oficializará a posição da categoria na segunda-feira e aguardará a manifestação da Kinross para continuidade das negociações.