Empresa quer implantar mais um turno na mina e tema será discutido em assembleia no Sindicato
Desde que a Nexa anunciou sua saída de Paracatu e repassou a exploração da atividade para a Calcário Morro Agudo , o Sindicato teve uma atuação intensa para garantir os direitos e indenizações de todos os trabalhadores, além de cobrarmos da nova empresa o aproveitamento dos companheiros no início de suas atividades.
Este objetivo foi alcançado, preservando empregos e pacificando as famílias, que viveram um período de enorme preocupação. Nas negociações com a Calcário Morro Agudo, conseguimos que a empresa assinasse acordos coletivos de trabalho que preservaram todos os direitos no acordo vigente com a Nexa, tanto para os trabalhadores na mina com escala de 6 horas, os trabalhadores com jornada de revezamento de 12 horas na superfície e dos companheiros no administrativo. A empresa condicionou apenas que estes acordos tivessem sua vigência até o final do próximo mês de dezembro. Agora, todos eles precisam ser renovados.
Com a perspectiva de aumento da sua atividade, a empresa nos procurou, intencionada em implantar um novo turno para o pessoal na mina. Esta proposta pode representar a contratação de mais trabalhadores, mas precisa ser avaliada por todos os companheiros que trabalham hoje em dois turnos, que podem ser impactados com a necessidade de fazerem o revezamento com mais um horário a cumprir.
Para discutirmos esta proposta, o SINDIEXTRA convoca inicialmente os trabalhadores na mina para assembleia geral na próxima semana. Nesta assembleia discutiremos tanto a proposta de mais um turno como também devemos aprovar a “Pauta de Reivindicações” para as negociações com a empresa da renovação do Acordo Coletivo de Trabalho.
Posteriormente convocaremos as assembleias para os trabalhadores na superfície e também para os do administrativo, para aprovarem as reivindicações do acordo coletivo de trabalho geral.
Alertamos todos os trabalhadores para a importância de comparecerem nesta assembleia e deliberarem sobre estes dois pontos necessários de discussão.