NA ALEGRIA E NA TRISTEZA O SINDICATO SEMPRE JUNTO

Os trabalhadores vivem um momento trágico em Paracatu que comprova a importância do SINDICATO na vida de cada companheiro.

Habitual e regularmente, os sindicatos são reconhecidos nas vitórias das mobilizações, nos acordos coletivos que asseguram direitos, que melhoram salários e avançam nas condições de trabalho para suas categorias.

Conosco não é diferente, mas em Paracatu o Sindicato marca sua presença também em momentos graves, tanto em solidariedade e socorro de companheiros em dificuldades, como também na garantia de que todos os direitos são rigorosamente preservados diante de uma tragédia como o encerramento das atividades da Nexa.

Nosso compromisso máximo continua sendo a preservação dos empregos, tratando com a empresa a de realocação de trabalhadores em outras unidades, preservando e indenizando direitos estabelecidos na legislação e também os conquistados em acordos coletivos de trabalho. A Nexa não acaba como empresa. Apenas encerra as atividades em Paracatu. Todas as demandas que negociamos ao longo do tempo não permitiam à administração local “bater o martelo” para nos atender, sendo necessário o “de acordo” da gestão máxima da empresa, cuja direção fica em São Paulo. Não tratamos a tragédia do fechamento em Paracatu como de uma empresa que vai à falência, mas que continua ativa em inúmeras unidades no Brasil e fora do País.

Desta forma, conseguimos garantir o pleno direitos de todos os trabalhadores diante do fim de atividades em Paracatu. Intermediamos negociações com a empresa e orientamos os trabalhadores para indenização dos períodos plenos de estabilidade de companheiros estáveis, sendo eles integrantes das “CIPAs” ou dirigentes sindicais. A empresa começou com uma proposta de indenização de 10 meses, mas, em mais uma vitória nos entendimentos com o Sindicato, garantimos o pagamento do período integral de estabilidade de todos os companheiros, impedindo que cada um fosse procurado individualmente para negociar condições que não garantisse a plenitude dos direitos pelas suas representações. O Sindicato acompanhou a rescisão de todos as rescisões, zelando pelo cumprimento de todos os direitos de cada companheiro.

Nossa solidariedade já aconteceu socorrendo trabalhadores com alimentação durante a pandemia de Covid e agora assegura as indenizações neste período triste dos desligamentos. Os exemplos de empenho e de atuação, mostram a todos os trabalhadores a importância de participarem e se unirem ao Sindicato e serem tratados com respeito, de forma solidária e transparente.